quinta-feira, 29 de março de 2012

Renovação de visto e RNE

Amiguiiiiinhoooooos...faz muuuuuuito tempo que me esqueci do blog...tudo por culpa do facebook e companhia...começamos a publicar as fotos la...comentarios, sugestoes, fofoca, tudo em tempo real...tanto foi o entusiasmo...que deixei meu blog de lado.

Tenho recebido imensos comentarios, mails, perguntas sobre como conseguir o visto de estudante para o brasil... parece que, aos poucos, estou a deixar de ser a unica portuguesa pelas redondezas de SP. Fico contente que os meus comentarios possam ajudar tanta gente...

No entanto, a minha volta para o blog deve-se à minha indignação com a minha renovação de RNE. Convenhamos que a vida de estrangeiro estudante não é nada facil...

Acreditam que depois de ter submetido toda a minha papelada na policia federal (em inicio de maio de 2011)...apenas no dia 12 de Março de 2012 (reflitam...10 meses depois)...o meu RNE ficou pronto e disponivel para eu ir buscar. Mas o cumulo nem foi esse...a validade dele termina dia 2 de Maio...o que faz de mim uma pessoa legal no país por mais dois meses. Conclusão...tenho de voltar na policia federal renovar o meu registo nacional de estrangeiros.

Talvez burrice minha mesmo...pensei que o RNE por si só me tornaria legal no país...não fazia ideia que teria que renovar tambem o meu visto de estudante (validade de um ano)...que...acabou já em Março...

Conclusão...não se esqueçam de renovar o vosso visto temporario IV de estudante junto com a policia federal até 30 dias antes de vencer.

Para facilitar, vão as dicas sobre a papelada necessária (que fui pessoalmente buscar na policia federal) para renovar o visto IV de estudante

1) Formulario obtido junto á policia federal - segundo a policia federal esse formulario n. 1344 é conseguido online no site da PF...MENTIRA!! Depois de muita busca e desespero percebi que este formulário apenas se encontra disponivel na página no site do ministério da justiça cujo link é: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJA1BC41DEITEMID3101744422484A7581262EAEBC67DC99PTBRNN.htm
2) Copia autenticada do RNE
3) Copia autenticada do passaporte (incluindo paginas em branco)
4) Declaração de matricula ou garantia de matricula para o periodo subsequente, constando o inicio e termino do curso, com a firma reconhecida
5) Prova de aproveitamento escolar (sempre justificando o periodo anterior cursado), de acordo com o que segue:
- para alunos de graduação: historico escolar devidamente assinado e carimbado pela instituição com firma reconhecida
- para alunos de pos-graduação e cursos de especialização: declaração de aproveitamento do professor-orientador ou do responsavel com a firma reconhecida
6) Prova de meio de subsistencia, através de um dos seguintes documentos:
- Declaração de bolsa de pesquisa com firma recohecida
- Declaração consular de manutenção
- Escritura publica de manutenção
- Declaração dos responsaveis do país de origem, legalizada e traduzida por tradutor ubico juramentada
7) Taxa a ser recolhida pelo GRU-FUNAPOL (gerar guia no site www.dpf.gov.br, codigo 140090, valor R$ 67,00)

Só depois desta etapa é que se procede ao pedido de renovação do RNE. Neste caso, é necessário de novo voltar a marcar a entrevista pelo site da policia federal, autenticar passaporte (neste caso não é necessário as folhas em branco), duas fotos 3x4, e taxa GRU de 124 reais (primeira via de RNE).

Acho que por hoje é tudo...prometo dar noticias em breve sobre a renovação do meu visto...

6 comentários:

  1. Oi,vc tem página no facebook com suas experiêcias no Brasil?? Qual é? Como faz para seguir? Obrigada desde já! Sorte p vc! Beijo.

    Camila.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    como você ficou sabendo se sua carteira já estava pronta? Tem algum local para pesquisar? poderia me informar??

    Obrigada e bjux

    ResponderEliminar
  3. ola,
    sou Leonardo um estudante em intercambio na USP de São Paulo. Acabei de fazer o primeiro semestre aqui na USP, e consegui obter a possibilidade de ficar um outro semstre como estudante na USP.
    Eu queia saber o que é e como pode ser feita a "declaração consular de manutenção".

    Obrigado
    Leonardo

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado pelo formulario!!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo formulario! Muito dificil de achar, usabilidade de sites publicos são uma merda!

    ResponderEliminar
  6. Eu ja feis rne faus 3 meis agora como posso saber si ya esta pronto

    ResponderEliminar